Escolha uma Página

Memórias de um Artista

A Jornada de Alexandre Segrégio

Alexandre Segrégio é um artista brasileiro nascido na cidade de Matias Barbosa, em Minas Gerais. Passou sua infância e adolescência em Pouso Alegre, onde, aos 15 anos, começou a explorar o mundo da arte com pinturas realistas, retratos de pessoas e animais, aperfeiçoando sua técnica sob a orientação do artista espanhol Celestino Roy Artigas, realizando suas primeiras exposições de pintura na cidade.

Aos 22 anos, Alexandre se mudou para São Paulo, onde encontrou um meio de se manter. Ele oferecia cartazes poéticos ilustrados com suas próprias obras, pinturas originais sobre papel, em bares no Bexiga e na porta de teatros. Em maio de 1982, casou-se com Sueli, sua musa e inspiração desde 1977, e pouco tempo depois, o casal foi agraciado com a chegada de seu filho, Augusto.

No entanto, os tempos ficaram difíceis. As vendas de arte na rua já não eram bem aceitas, e Alexandre enfrentou um período de desemprego. Para se reinventar, ele começou a trabalhar em estúdios de criação, pintura artística de pessoas “retratos”, desenvolvendo embalagens e decorando brinquedos na Brinquedos Bandeirantes, além de criar artes para produtos da marca Pool da Riachuelo. Sua trajetória o levou ao Banco Itaú, onde atuou na criação e desenvolvimento de materiais de marketing, ganhando prêmios em concursos de caricaturas.

Transferido para o Itaú Cultural, Alexandre se dedicou à criação de convites e artes para campanhas das galerias do banco em diversos estados. Em 1988, após concluir a Faculdade Paulista de Arte, recebeu sua filha Angélica. Durante os anos 90, mesmo mantendo outros empregos, ele se dedicou intensamente à produção artística, exibindo suas pinturas em várias exposições. O Artista

Em 1996, juntamente com sua esposa, fundou a Crescente Comunicação Visual, focando em pesquisa qualitativa de mercado e outros serviços de criação, arte e comercio de arte pela internet. Embora continuasse a criar capas de livros para editoras renomadas, o trabalho da esposa começava a render frutos e se tornar mais lucrativo. Com esse novo cenário, Alexandre decidiu concentrar-se na produção artística e nas exposições, enquanto apoiava Sueli na organização da família e contabilidade da empresa.

Com um vasto aprendizado autodidata, desenvolveu uma técnica que mescla pinturas visionárias com realismo e hiper-realismo, tendo suas obras expostas em vários estados e no exterior. Suas reproduções Fine Art começaram a ser comercializadas online, ampliando seu alcance. Crescente.art

Em 2023, Alexandre refletiu sobre sua trajetória e sobre a necessidade de retomar sua posição como provedor da família, especialmente após as dificuldades financeiras ocasionadas por dívidas adquiridas. Em 2024, continuou determinado a seguir seus objetivos artísticos e, em julho, uniu-se ao grupo GPS, encontrando uma nova vitalidade como artista respeitado, enquanto valorizava ainda mais sua esposa. (Sueli entrou na Aliança Divergente)

Alexandre Segrégio segue sua jornada artística, em busca de novos desafios e experiências para compartilhar. Instagram

Pin It on Pinterest